RSS

sábado, 15 de maio de 2010

Amo...


Amo poesias, palavras lidas e escritas
Como as de Manuel Bandeira,
Que ao observar uma cidade escreve:
- “ Eita vida besta, Meu Deus!”
E imagino a cidade pequena e pacata
Com as janelas abertas a moda interiorana.

Amo Camões, o maior poeta português
Viajo com ele em seu poema épico Os Lusíadas
E sinto o rosto a ruborizar em “ O amor é fogo que arde sem se ver...
E de mãos dadas atravesso a trilhas calmamente a conversar com ele,
“ Nos verdes são os campos”

E a querida Clarice Lispector
Em a “ Hora da Estrela”
“que escreveu sempre com esperança
Para desabrochar “de um modo ou de outro”
Ah! Clarice! Como você nos surpreende!

Cesário verde, o poeta da “Cidade de Lisboa”
É fácil caminhar contigo pelos campos,
Pelas ruas, a contemplar o céu e o Tejo e a maresia
Grande são os teus versos,
E maior ainda o seu coração.

E como amo Rubem Alves
Que aos poucos com suas palavras e filosofias
Diz como é bo
E dos contos clássicos uma pura magia
Que encanta o universo infantil e os adultos
E do sítio e dos personagens... Monteiro Lobato
Relíquias preciosas...

E por último posso caminhar
De braços dados com Fernando Pessoa
E tranquilamente escutar seus versos:
“...o teu silencio é um nau...”

Ou posso sentar-me a beira do rio,
Para junto a brisa suave e ao final de uma tarde
Escutar Ricardo Reis:
“ Vem senta-ti comigo Lidia, a beira do rio”

Ou saudosamente deliciar-me
Com Álvaro de Campos dizendo:
“ O céu azul- o mesmo da minha infância –
Ah Fernando Pessoa! É o maior depois de Camões
Teus versos não têm iguais, teu número é impar.

Gosto de poesias, de literatura
Desejo ter amigos assim, diferentes ou iguais
Que gostam e acreditam na magia das palavras
Quero pra mim amigos assim
Quero versos livres ou matemáticos enfim!

Pois dos Poetas eu sou aprendiz!


Poeta Menina

Abril de 2010
Semana do Livro e do Monteiro Lobato
Parabéns a todos que trabalham com as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário... Não esqueça de deixar o seu nome!